domingo, 15 de novembro de 2009

Apresentado projecto para a construção de um Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas


O presidente da Câmara, António Costa, participou na apresentação do projecto de construção de um Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas, promovido pelo Conselho Português para os Refugiados, com o patrocínio da Swatch e a parceria de diversas organizações.

A cerimónia, que decorreu no dia 5 de Novembro, no Fórum Lisboa, culminou com uma alocução de Maria Cavaco Silva, que concedeu o seu Alto Patrocínio ao projecto, e a entrega ao Conselho Português para os Refugiados, pela Swatch, de um cheque de 100 000 euros, constituindo uma ocasião de grande solidariedade para com as crianças refugiadas. Maria Cavaco Silva lembrou o passado de Portugal no acolhimento a refugiados (nomeadamente, às crianças austríacas que se refugiaram no nosso país quando da Segunda Guerra Mundial), constatando que "estamos a saber passar de um país de emigração para país de imigração".

António Costa, presidente da CML, sublinhou a dupla importância desta iniciativa, que "permite um melhor acolhimento às crianças refugiadas e, ao mesmo tempo, reabilitar um edifício degradado da cidade". De facto, em causa está a recuperação de um edifício em ruína que será "Uma Casa Para O Mundo" - nome do projecto que a Swatch, em parceria com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a SIC Esperança, o BPI, a Fundação Luís Figo (FLF) e a JCDecaux, patrocina com o objectivo construir o primeiro Centro de Acolhimento Temporário para crianças refugiadas em Portugal, ao serviço do Conselho Português para os Refugiados (CPR).

Com sala de estar e de refeições, biblioteca, quartos duplos e triplos divididos para crianças do sexo feminino e masculino, gabinetes administrativos de apoio, além de espaços exteriores requalificados, o centro de acolhimento temporário irá receber no máximo 14 crianças em simultâneo, proporcionando-lhes um ambiente o mais próximo possível da estrutura familiar, garantindo o seu desenvolvimento global e integração na sociedade portuguesa.

Para financiar este Projecto de Responsabilidade Social da Swatch haverá, em lançamento exclusivo para Portugal, um relógio associado a esta causa, chamado “Caçula”: por cada relógio vendido, 6€ revertem para a construção do centro de acolhimento do CPR – Conselho Português para os Refugiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário