quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estágio - Animadores/as de Educação para o Desenvolvimento

Organização:Mó de Vida Cooperativa de Comércio Justo
Área de Trabalho: Animadoras/es de Educação para o Desenvolvimento
Descrição: Fará parte de uma equipa de 10 Animadoras/es, que serão responsáveis pela intervenção nas escolas e o contacto mais directo com as/os professoras/es e alunas/os. Cada Animador/a ficará responsável por 1 ou 2 escolas, apostando-se ao mesmo tempo no trabalho em equipa e no aproveitamento das sinergias entre os seus elementos. Esta intervenção nas escolas é feita através de sessões em sala de aula, com as/os professores e os/as alunos/as, a decorrer ao longo de todo o projecto com uma periodicidade regular. Para além disso, a equipa de Animadores/as participará também nas restantes actividades que envolvam as escolas assim como no acompanhamento e avaliação do projecto.
Responde perante: Coordenação do projecto na Mó de Vida
Duração: Julho 2009 a Abril 2011, tempo parcial
Contexto: Esta função enquadra-se no projecto “Comércio Justo: contributo para a construção da Cidadania Global”, desenvolvido em parceria por Mó de Vida e CIDAC e co-financiado pelo IPAD. O projecto pretende contribuir para aproximar a prática da escola dos objectivos da cidadania global: estimular a participação cidadã, o espírito crítico e a acção efectiva, através das mudanças de comportamento. Especificamente, pretende criar e fortalecer espaços e dinâmicas permanentes de Educação para o Desenvolvimento na comunidade educativa, através da temática do Comércio Justo.
Tarefas específicas:
• Participar num percurso formativo inicial para se alcançar o objectivo de constituir uma equipa de animadores/as com conhecimentos sólidos sobre o Comércio Justo, enquadrado na Economia Solidária, e sobre as metodologias participativas, e capazes de intervir em contexto escolar
• Participar em sessões de trabalho trimestrais com a equipa de animadores/as e a coordenação do projecto, de forma a acompanhar o projecto e preparar as suas actividades
• Dinamização de sessões em sala de aula, com as/os professores e os/as alunos/as
• Animação de uma visita de estudo à Loja de Comércio Justo (uma visita por cada escola)
• Co-preparação e co-dinamização de 2 oficinas temáticas para formação de professores/as
• Co-preparação e acompanhamento da aplicação prática de metodologias participativas, por parte das/os professoras/es
• Co-preparação e co-dinamização de um encontro de intercâmbio entre todas as escolas
• Participação na avaliação do projecto
Perfil:
• Espírito crítico, ou seja, ser capaz de olhar a realidade de forma crítica, questionando-se sobre
os modelos de desenvolvimento vigentes
• Compromisso com a Cidadania Global, ou seja, identificar-se com princípios como os de
participação, responsabilidade, justiça, igualdade, dignidade para todas as pessoas. Empenho
em contribuir para um mundo melhor
• Boa capacidade de comunicação
• Gosto pelo trabalho com jovens
• Disponibilidade de tempo parcial, combinado com actividade profissional
• Compromisso com o Projecto por toda a sua duração
• Boa capacidade de organização do seu trabalho
De preferência:
• Conhecimento do movimento do Comércio Justo, enquanto alternativa assente na Economia
Solidária e na Soberania Alimentar, numa perspectiva Norte-Sul, Norte-Norte e Sul-Sul
• Experiência em trabalho com escolas / alunos/as do 2º e 3º ciclos«
Carga horária: O número total de horas previstas por ano é de 71: 16 horas previstas para as sessões de trabalho auto-geridas (sessões em sala de aula, visitas de estudos e oficinas temáticas) e 55 horas previstas para a participação em sessões de trabalho (formação, encontro de intercâmbio, reuniões de acompanhamento).
Remuneração: não regular, em função das sessões realizadas, de acordo com a planificação do projecto. O valor por sessão de trabalho auto-geridas é de 50 €. O valor por participação em sessões de trabalho é de 25 €. A remuneração total aproximada por ano é de 1.000 €.

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